sábado, 14 de maio de 2011

Como conservar seus livros!

Vi isso no site de OMO, achei bem legal, então ai vão as dicas...


Você pode ter 20, 30, 100 livros ou uma biblioteca imensa, não importa a quantidade… Livro é cultura, então, cuide bem de todos! Eles vão durar bastante tempo e levar conhecimento pra muito mais gente!
Não deixe eles espalhados pela casa inteira, colega! Tenha um lugar pra guardar seus livros. De preferência, um lugar onde eles possam ficar visíveis e com fácil acesso; e separe por assunto, pra facilitar na hora de procurar!
Livro também precisa de muitos cuidados, viu? Você não acredita colega? Então #concentra aí…
1- Quando for fazer faxina, aproveite pra folhear os livros! Isso vai arejar as folhas e ajudar e reduzir o acúmulo de micro-organismos!;

2- Nunca guarde livros em sacos plásticos porque acaba impedindo a respiração do papel;

3- Limpe os livros com um pano seco. A estante pode ser limpa com pano úmido, mas sem produto algum pra não correr o risco de sobrarem resíduos e eles infiltrarem no papel;

4- Não encoste livros em paredes, tá? Elas podem transmitir umidade e os fungos aparecerem também!;

5- Guarde os livros em lugar arejado. Mas se você só tem um lugar fechado para isso, é muuuito importante tirar todos do lugar pra arejar de vez em quando!;

6- Não use clips de metal como marcadores de página. O metal pode enferrujar e acabar estragando e manchando o papel; (nunca faça isso, sem contar que existem marcadores de páginas que são lindos)

7- Mantenha os livros retos, na horizontal ou vertical. Se eles ficarem inclinados, podem estragar com o tempo…;

8- Não aperte um livro no outro, colega! Livros muito apertados favorecem o aparecimento de cupins, sabia? Além disso, precisamos puxá-los pelas “lombadas” na hora de pegar, o que pode acabar “machucando” os livros… ;

9- Organize seus livros pensando em deixá-los longe da luz do sol, que desbota e entorta as capas.

10- Evite molhar a ponta dos dedos com saliva pra virar as páginas dos livros…(eka gente, tadinho do livro, saliva nem pensar)

11- Quando estiver lendo um livro, não abra totalmente ou deixe aberto em cima de uma mesa com as páginas viradas para baixo. Isso pode estragar a estrutura da encadernação;(isso é praticamente um assassinato)

12- Não faça remendos com fitas adesivas ou colas. A acidez desses materiais causam manchas que não saem mais!

Não é difícil, colega! São cuidados super simples, né? #concentra!
Bjos!

3 comentários:

  1. Ótimas dicas, pena que não tenho uma estante para os meus :/ mas tento conservá-los, pois amo ler!

    ResponderExcluir
  2. Amiga sua dica foi muito útil agora vou separa-lo um do outro beijinho

    ResponderExcluir
  3. Amei as dicas.
    Assim como a Julia não tenho uma estante para os meus. Mas procuro ter mto cuidado com eles. Essas dicas vão me ajudar a redobrar o cuidado pelos meus amados livrinhos.
    bjus meninas.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...